ATENÇÃO! AVISO! CAPELÃO (Ã) É UM MINISTRO RELIGIOSO
Autorizado por dispositivo da lei federal, a prestar assistencia religiosa e a realizar cultos
religiosos em: comunidades religiosas, conventos,colégios universitários, presídios,
corporações militares e outras organizações.
PROIBIR UM CAPELÃO DE PRESTAR ASSISTÊNCIA
RELIGIOSA É
CRIME
A lei pune com dois a cinco anos de reclusão, além de multas, os crimes resultantes de
descriminação religiosa, ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedencia nacional é
desrespeito a constituição federal
LA CAPELLANIA ES UN VOLUNTARIADO.
El voluntariado es un signo de elevación de la conciencia solidaria de la humanidad en el momento actual de crisis que vive el mundo contemporaneo. El "voluntariado cristiano" del cual son parte los capellanes por eleccion propia, implica la dedicacióon de su tiempo a la acción solidaria y altruista sin recibir remuneracion por ello, pretendiendo recuperar el valor de la comunidad, como núcleo de la sociedad humana. Los Capellanes prestan un servicio voluntario y su única y mayor remuneracion son las bendiciones de Jehová.
El Capellán: San Martín de Tours (De donde viene el término Capellán)
Recibió su educación en Pavia, ingresó con 15 años en la guardia imperial romana, en la que sirvió hasta el año 356, primero en Francia y luego en la Galia.
La leyenda más famosa en torno a su vida sucedería en el invierno de 337, cuando estando Martín en Amiens encuentra cerca de la puerta de la ciudad un mendigo tiritando de frío, a quien da la mitad de su capa (capellán), pues la otra mitad pertenece al ejército romano en que sirve. En la noche siguiente, Cristo se le aparece vestido con la media capa para agradecerle su gesto.
Martín decide entonces dejar el ejército romano y convertirse, lo cual no puede hacer hasta pasado un tiempo, al negarle su licencia el mperador.
En el año 370 es nombrado Obispo de Tours. Su vida pastoral se caracterizó por la evangelización y la lucha contra las costumbres paganas. Fallece en Candes en el año 397.
O que é Capelania?
Capelania é uma Assistência Religiosa e Social prestada aos serviços Civis e Militares, prevista e garantida pela Constituição Federal de 1988, sob a Lei 6923 art. 5 e inciso VII. A Capelania ganhou muita força nestes últimos anos, principalmente no Brasil pelas Lideranças Evangélicas, já que os hospitais, presídios, escolas, universidades e outras instituições vem se preocupando com a qualidade no atendimento das pessoas com carências espirituais, afetivas e emocionais, necessitando de uma pessoa de estimulo e entusiasmo. A especialização em Capelania é um dos Cursos mais procurados pelas Lideranças Evangélicas do Mundo.
O Capelão
O Capelão é um assistente Religioso e Social. Para isso é necessário o treinamento e capacitação do Capelão para desenvolver suas habilidades dentro das áreas Social e Religiosa com Qualidade.
Qual é o papel do Capelão?
O Papel fundamental do Capelão é cuidar e zelar da sociedade, contribuindo intensamente para a saúde Espiritual e Emocional do ser humano. O Capelão com suas habilidades poderá contribuir com a saúde da sociedade e desenvolver um trabalho produtivo nas áreas da Pregação e Evangelização.
Você Sabia?
Que no Brasil o número de pessoas internadas anualmente chega a 15.000.000?
O Brasil possui mais de 500.000 presos e que direta e indiretamente estao ligados a ele mais de 4.000.000 de pessoas?
Você Sabia que nos Estados Unidos e outros paises da Europa onde se pratica a Capelania o Evangelho cresce com muita eficácia?
Você sabia que em 2008 o Governo Federal dos Estados Unidos deixou de gastar U$ 1.200.000.000 por causa da Capelania?
Curso de Capelania
Objetivo do curso
Atender a deficiência e necessidade de mais pessoas ajudarem no ministério pastoral de visitação na Capelania e proporcionar uma formação espiritual, emocional e técnica para o trabalho de visitação e atendimento hospitalar ,escolar, carcerário e outros.
Quem Pode Participar
Destina-se a cristãos que desejam se preparar melhor para esse ministério e desejam ser voluntários do trabalho de Capelania do Hospital, Escolar, Carcerária, Militar e outras. Membros de igrejas evangélicas, profissionais da saúde, militares, pastores e esposas, missionários, Evangelistas, Presbíteros, Diáconos, Seminaristas, Músicos, Profissionais Liberais, Líderes de Forma Geral.
Requisitos necessários
Programa do Curso
Regulamentação
Aconselhamento Pastoral
Capelania Militar
Capelania Carcerária
Capelania Escolar
Outras áreas de Capelania
Teoria
Prática